terça-feira, 18 de outubro de 2011

COP DIVULGA RESPOSTAS AOS RECURSOS INTERPOSTOS EM FACE DOS GABARITOS OFICIAIS PRELIMINARES DO PROVÃO DO ENEM 2011

Cursinho Revisão para o Vestibular 2012
Comissão Organizadora dos Provões
Resposta a Recurso 001/2011

Foi interposto recurso em face das questões 18 da Prova I, 28 da Prova II e 26 da Prova III, ambas pertencentes ao eixo de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. O impetrante alega que o gabarito oficial preliminar considera como alternativa correta a letra "e", quando deveria ser a "d", já que as características do poema são as mesmas das do ciclo do carbono. Baseado nisto, solicita que seja revisado o gabarito.
É o relatório.

Os ciclos do carbono e nitrogênio são muito parecidos, porém uma característica essencial os diferencia: a presença das bactérias nitrificantes. Estas são as principais agentes do ciclo do nitrogênio, o caracterizando. O poema que trata sobre a formação do ngaura possui três versos que dizem: "Dentro do ngaura vivem aranhas, formigas, escorpiões, centopeias, minhocas, cogumelos e vários tipos de outros seres muito pequenos". Estes seres muito pequenos remetem à ideia das bactérias que decompõe matéria orgânica e formam nitratos e são características indispensáveis ao ciclo do nitrogênio, desfazendo a confusão entre os supracitados.

Destarte, decidimos pela manutenção da alternativa "e" como correta e pelo desprovimento do recurso.
É o voto.

Publique-se.


Picuí, 18 de outubro de 2011

Joagny Augusto Costa Dantas
Presidente da COP




Cursinho Revisão para o Vestibular 2012
Comissão Organizadora dos Provões
Resposta a Recurso 002/2011

Foi interposto recurso em face das questões 57 da Prova I, 52 da Prova II e 46 da Prova III, ambas ambas pertencentes ao eixo de Ciências Humanas e suas Tecnologias. O impetrante alega que o gabarito oficial preliminar considera como alternativa correta a letra "d", quando deveria ser a "a", já que a questão menciona patrimônio cultural material e a alternativa apresentada como correta trata-se de um patrimônio imaterial.
É o relatório.

A questão, para ser respondida, exigia um grau de interpretação mais elevado. Ela afirmava que as ruínas de Canudos são consideradas patrimônio cultural material e procurava saber o motivo delas serem assim consideradas. Em nenhum momento, a questão solicitou que fosse assinalada a alternativa que apresenta um patrimônio cultural material de Canudos, já que as próprias ruínas o são. Ao mencionar aspectos paisagísticos, a alternativa não se enquadra com o enunciado, pois não é apenas a existência de critérios paisagísticos que faz com que algo seja considerado patrimônio cultural pelo Iphan, mas sim sua importância para a sociedade. Indubitavelmente, o arraial de Canudos significou um centro de existência e difusão da cultura e fé nordestina e é graças às práticas e representações desta sociedade que o Iphan resolveu proteger suas ruínas.

Destarte, decidimos pela manutenção da alternativa "d" como correta e pelo desprovimento do recurso.
É o voto.

Publique-se.


Picuí, 18 de outubro de 2011

Joagny Augusto Costa Dantas
Presidente da COP

Nenhum comentário:

Postar um comentário